Aprenda a criar jogos sem ter experiência

WP_20150107_18_57_03_Pro[1]

Precisa de um empurrãosinho para começar a desenvolver games? Sinta-se empurrado. Tom Francis, desenvolvedor do jogo Gunpoint, está fazendo uma série de tutoriais chamado “Make A Game With No Experience” (Faça um jogo sem ter experiência), que faz exatamente o que o título sugere utilizando a ferramenta Game Maker Studio.

A intenção de Francis é fazer um episódio semanal de 30min a 1h para que qualquer um com um pouco de tempo livre nos finais de semana possa acompanhar. Na terça-feira, 06 de janeiro, publicou o segundo episódio.

Junto com o vídeo ele disponibiliza código fonte do que trabalhou nos tutoriais em uma pasta pública do Dropbox para quem não acompanhou desde o início ou apenas queira comparar o que fez.

Outras fontes de conhecimento

Gostou da ideia de aprender a desenvolver online? Existem vários tipos de cursos, tutoriais e material de ensino para aspirantes ao mundo de games. Um outro exemplo que reúne diversos materiais é o novo Microsoft Imagine (em português!), que une em um site diversas ferramentas da Microsoft voltadas para o aprendizado de interessados a criar jogos e aplicativos.  Se prefere tutoriais a Microsoft Virtual Academy oferece diversos também em português.

A Unity, outra empresa que possui programa de desenvolvimento de jogos, também tem em seu site conteúdo para ensinar desde o começo. Separa os tutoriais por tipo de jogos e ações, como “Rolar uma bola“, “Space Shooter” ou ainda “Survival  Shooter” (tudo em inglês).

Gostou da ideia? Vá em frente e faça os seus próprios games!

Equipe Signum